MISSÃO COSTA DO ARUANÃ
de 3 a 13 de setembro de 2019Costa do Aruanã é uma comunidade na beira do Rio Solimões, que sofre com as enchentes todos os anos e tem pouquíssimo suporte em relação à saúde. Vendo essas dificuldades, a gente viu que poderia ajudar a tornar esse um lugar melhor para os moradores viver. Foi então que começamos a atuar lá com as Missões Expresso (missões de final de semana), com grupos de Manaus. Depois, passamos a levar missões maiores, de 10 dias - as Missões Salva-Vidas. Agora, vemos a necessidade de que haja um acompanhamento mais de perto, então decidimos, com o apoio dos moradores, colocar uma dupla missionária para morar lá durante o ano de 2020.
Para isso se tornar possível, eles precisavam de uma casa. Então bolamos o projeto e decidimos iniciar a construção. As obras iniciariam em setembro desse ano e, de fato, tudo tem acontecido como o esperado. Começamos a construção da casa, que será uma base missionária, abrigando a dupla que vai morar lá no próximo ano e servindo como um grande apoio ao desenvolvimento social e espiritual da comunidade.
A missão que iniciou todo esse trabalho foi uma missão aberta - com gente de todo canto do Brasil e que nem se conheciam um ao outro. Mas quando quem orienta a missão é Deus, Ele dá um jeito de fazer acontecer as coisas. Embora ninguém se conhecesse e fosse um grupo bem misto, as pessoas se entrosaram muito, se tornaram amigos e a partir disso, Deus usou cada um para fazer a sua parte.
Eles lutaram contra vários desafios: o sol escaldante, o calor extremo, as madeiras pesadas, os carapanãs (mosquitos), a luz que ia embora todas as noites, a lama que engolia os pés... mas parece que os desafios só ajudavam a motivar mais. Todo mundo passava os dias com um sorriso no rosto, sem reclamar e levando numa boa.
O resultado foi que durante esses dias concluímos a parte de estrutura da casa, fizemos muitas atividades com as crianças, inclusive palestras educativas e sobre carreira profissional com os adolescentes. Também foi feito um curso de primeiros socorros para os funcionários da escola da comunidade, a instalação de telas contra mosquitos na igreja local, alguns reparos na igreja, além de muitas visitas e cultos com adultos e crianças da comunidade.
Foram dias especiais em que começamos a construção de mais um sonho. Obrigado a todos os que participaram, seja botando a mão na massa ou em oração!
LUCAS LUIZ
Coordenador de Missões Salva-vidas